Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MASCARAS AFRICANAS..




Em cada mascara a um tipo de sentido. Pensemos que a mascara é um código que tem a sua referente imagem, mas essa imagem possui um sentido ou seja aquilo que significa pode ser tristeza alegria enfim sentidos que os humanos externalizam na forma de um conjunto de expressões faciais que são codificadas pelas mascaras. As mascaras Africanas são riquissimas neste aspécto.
(Oswald Gonlçalves)


A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.(Wikipédia, a enciclopédia livre),

2 comentários:

  1. Em cada mascara a um tipo de sentido. Pensemos que a mascara é um código que tem a sua referente imagem , mas essa imagem possui um sentido ou seja aquilo que significa pode ser tristeza alegria enfim sentidos que os humanos externalizam na forma de um conjunto de expressões faciais que são codificadas pelas mascaras. As mascaras Africanas são riquissimas neste aspécto.

    ResponderExcluir
  2. A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.(Wikipédia, a enciclopédia livre).

    ResponderExcluir